terça-feira, 4 de outubro de 2011

Aniversário do Rio São Francisco


Arrastão de limpeza do rio São Francisco e gincana ambiental abrem comemorações dos 510 anos do “Velho Chico”

imageArrastão de limpeza do São Francisco abriu as comemorações em Penedo

Trezentos e quarenta e seis quilos de lixo foi o saldo do “Arrastão de Limpeza das Água do Baixo São Francisco” realizado no rio São Francisco por voluntários no primeiro dia das comemorações, em Penedo (AL), pelos 510 anos de descoberta do “Velho Chico” nesta segunda-feira, 03 de outubro. Os estudantes também fizeram a festa durante a gincana ambiental realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) na orla fluvial da cidade polo das comemorações no Baixo São Francisco. Nessa terça-feira, 04 de outubro, as atividades comemorativas seguem com a realização de plantio de árvores nativas, peixamento com inserção de 600 mil peixes nativos em Penedo e Piaçabuçu, apresentações culturais e uma abraço coletivo ao rio da Integração Nacional.

A primeira atividade foi o arrastão de limpeza do rio São Francisco que reuniu, no período da manhã desta segunda (03), dezenas de voluntários, entre estudantes, professores e população em geral. Equipados com luvas de proteção para evitar a contaminação por microrganismos e com sacolas de lixo, o grupo percorreu o trecho entre o porto das balsas e a prainha fluvial em Penedo e o resultado foi bem preocupante, de acordo com o biólogo Cláudio Buia, professor do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e articulador da atividade. “Esse ano, conseguimos retirar 346 kg de lixo. A maioria do material é formado por embalagens plásticas, muitas de alimentos, que poderiam ser recicladas, mas que são despejadas na areia ou nas águas do São Francisco”, declarou.

No entanto, Buia sentiu-se recompensado pelo trabalho, pois, segundo ele, o número de voluntários e, consequentemente, a quantidade de lixo retirado do rio São Francisco foi o dobro da registrada na último arrastão de limpeza do “Velho Chico” articulado pelo professor da Ufal no ano passado, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, o Ano da Biodiversidade e o Dia Internacional de Limpeza das Praias.

Um grupo de jovens integrantes da ONG Clube dos Defensores da Natureza de Igreja Nova, com sede no município ribeirinho de mesmo nome, participou das atividades do primeiro dia do “São Francisco Vive”. “Já desenvolvemos estas atividades em nosso município. O que queremos agora é incentivar que a população de outras cidades como Penedo possa fazer a sua parte, mantendo a limpeza do rio, promovendo consciência ecológica para revitalização nosso São Francisco”, explicou Ronaldo dos Santos, um dos integrantes da ONG que desenvolve projetos de educação ambiental com moradores dos povoados Fazenda Nova, Cotovelo e Capim Grosso em Igreja Nova, Baixo São Francisco alagoano.

GINCANA AMBIENTAL
Durante toda a segunda (03), estudante e professores de escolas públicas e particulares de Penedo participaram de uma gincana ambiental promovida pelo IMA/AL. De acordo com Fernando Veras, diretor de desenvolvimento e pesquisa do instituto, a gincana foi criada pelo próprio IMA/AL para atividades de educação ambiental.

As atividades da gincana são divididas em duas etapas: na primeira, no primeiro contato com as escolas, são distribuídas tarefas prévias, como trazer chapas de raio X, óleo de cozinha usado e garrafas PET, que contarão pontos para as equipes que conseguirem cumprir; na segunda etapa, são realizados jogos educativos criados pelo IMA/AL, como um que ensina sobre o uso racional da água, outro com o título “Conhecendo Nossos Animais”, que trata da fauna alagoana, e um terceiro que orienta de forma lúdica sobre a coleta seletiva de lixo. Também foram realizadas duas oficinas demonstrativas, uma de confecção de sabão ecológico a partir do óleo de cozinha usado e outra de confecção de brinquedos e decoração com material reciclado.

04 DE OUTUBRO – ANIVERSÁRIO DE DESCOBERTA DO SÃO FRANCISCO
Amanhã, 04 de outubro, dia do aniversário de descoberta do rio São Francisco, terão continuidade as atividades comemorativas. Estão programados um plantio de árvores das espécies Craibeira, Catingueira, Mororó, Pau-de-Teiú e Pau-Brasil às margens do “Velho Chico” em Penedo, peixamentos realizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que irá inserir 600 mil peixes nativos da bacia em dois trechos do rio, um em Penedo e outro em Piaçabuçu, e apresentações culturais e artísticas, como o Toré da tribo Kariri Xocó de Porto Real do Colégio e a encenação teatral e musical “A Velha e o Cantador”, com a participação de Vavá Cunha, parceiro de Geraldo Azevedo. A programação será finalizada com um abraço coletivo ao rio São Francisco.
O “São Francisco Vive” é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e em Alagoas conta com o apoio e participação do Ministério da Integração Nacional, por meio da Codevasf, Ministério da Cultura, por meio da Funarte e do Iphan, Ministério da Saúde, por meio da Funasa, Ministério das Cidades, IBAMA, FUNAI, Agência Nacional de Águas (ANA), prefeituras de Penedo,Igreja Nova e Porto Real do Colégio, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e ONGs ambientalistas.


Educação ambiental nas comemorações do aniversário de 510 anos do Velho Chico


Publicado por Redação em 03/10/2011 as 16:58


O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) participa, hoje e amanhã (04), no município de Penedo, das comemorações do aniversário de 510 anos de descobrimento do Rio São Francisco, com representantes dos governos estadual e federal. A previsão é envolver centenas de ribeirinhos – entre crianças, jovens e adultos – em gincana, oficina e exposições.

Amanhã (04) serão erguidas duas tendas para apresentações e exposições da Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) e do Herbário – com amostras de espécies da flora, inclusive algumas que farão parte do plantio simbólico organizado pela Companha de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), como a Craibeira e a Catingueira.

Para a população é um importante momento porque em Alagoas existem apenas dois Herbários: o da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o do IMA, que faz parte do Index Herbariorum, o índice dos herbários no mundo e está cadastrado no Ministério do Meio Ambiente (MMA) como fiel depositário – responsável por abrigar espécies novas encontradas pela população.

A Gerência de Educação Ambiental, da Diretoria de Educação e Pesquisa (Didep) realiza mais uma etapa do projeto Educando para Preservar o Velho Chico. Serão montadas estruturas com os jogos educativos, além da oficina para ensinar a população a reaproveitar o óleo usado na cozinha para produção de sabão. O projeto é uma iniciativa que acontece em comunidades de municípios ribeirinhos alagoanos. Até agora já foi desenvolvido em Delmiro Gouveia, Olho D’água do Casado, Piranhas e Belo Monte.

Hoje (03), durante todo o dia, a Didep, realiza gincana no centro de Penedo. A estimativa é que pelo menos 400 pessoas participem das brincadeiras que estimulam a conscientização para preservação do meio ambiente.

As atividades estão inseridas na programação dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Integração (MI), através da Codevasf. Conta ainda com peixamento no rio e ato público. O tema é a revitalização e recebeu o nome de São Francisco Vive. Participam ainda a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), o Ministério da Cultura e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Assessoriia do IMA/AL