quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Acidente nas obras de Transposição do Rio São Francisco

Explosão em obra de transposição do
rio São Francisco mata três pessoas

R   7 

Acidente deixou outros dez feridos, mas o número de vítimas pode ser maior
Uma explosão no canteiro de obras de transposição do Rio São Francisco em Sertânia (PE), a 316 km de Recife, matou três pessoas na noite desta terça-feira (21). O acidente aconteceu no fim da tarde e deixou outras dez pessoas feridas, algumas delas em estado grave. As causas do incidente já começaram a ser investigadas.
Segundo informações da Polícia Militar pernambucana, estavam agendadas duas detonações na área das obras. A primeira ocorreu sem problemas, mas a segunda não aconteceu como planejado. Durante um intervalo dado pelos engenheiros, um funcionário responsável pela fiscalização do procedimento se aproximou do local onde estava a carga, quando ocorreu a explosão.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou o trabalho de resgate com a perspectiva de que muitos operários poderiam estar soterrados. Pelo menos dez pessoas foram socorridas e encaminhadas a hospitais da região, enquanto outras três foram declaradas mortas no local. As equipes não descartam que o número de vítimas seja ainda maior e os trabalhos continuaram durante a madrugada desta quarta-feira (22).

A obra atingida pelo acidente em Sertânia faz parte do eixo leste da transposição do rio São Francisco, sendo dividido em cinco lotes e com quatro consórcios diferentes sendo responsáveis pelos trabalhos. O trecho da explosão é considerado um dos mais complicados do projeto, sobretudo por ser íngreme.
Responsável pelo projeto, o Ministério da Integração Nacional ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.