terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Rio e sua Geografia








Sua história tem sido, a história do sofrimento de um rio que há mais de quinhentos anos é fonte de vida e riqueza.(Guimarães Rosa)
Tire todas as suas dúvidas sobre blogs.




















Amiga Luisa Lupfau
Foto by Luisa Lupfau (Luisa no São Francisco)




Vinículas seios da mulata PE004 por você.



Rio São Francisco - Os Seios da Mulata

Esta é uma das mais belas paisagens do Rio São Francisco.

As formações ao fundo da foto lembram realmente os seios de uma mulher.


Um rio que une climas e regiões diferentes






Maior rio genuinamente brasileiro, o São Francisco tem sua nascente e foz em território Brasileiro. O Velho Chico banha os Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas e pertence à bacia hidrográfica que dá seu nome drenando uma área de 631.133 Km quadrados. 
Foi descoberto em 4 de outubro de 1501, dia de São Francisco de Assis, pelo navegador português André Gonçalves, que trouxe consigo  o experiente navegador  Genovês Américo Vespúcio.
Quando de sua descoberta os índios chamavam o rio de "opará"  (rio mar)

Considerado o Rio da integração nacional, o São Francisco  é assim conhecido por ser o caminho de ligação do Sudeste e do Centro-Oeste com o Nordeste. Desde a sua nascente, na Serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, a 1200 metros de altitude até sua foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, ele percorre 2.830 km. 

Podemos dividir o rio  em quatro trechos:

o Alto São Francisco, que vai de suas cabeceiras até Pirapora, em Minas Gerais; 
o Médio, de Pirapora, (onde começa o trecho navegável), até Remanso, na Bahia; 
o Submédio, de Remanso até Paulo Afonso, também na Bahia;
e o Baixo, de Paulo Afonso até a foz na cidade alagoana de Piaçabuçu.

O Rio corre inicialmente de Sul (S) para o Norte (N), atravessa Minas Gerais, e Bahia, aí correndo para o Nordeste (NE) e, após o chamado cotovelo do São Francisco, para Sudeste (SE). Ele serve como fronteira natural entre os Estados de Minas e Bahia (em pequeno trecho). Entre a Bahia,  Pernambuco e Alagoas e por último Alagoas de Sergipe estando aí localizada sua foz ( o Delta do São Francisco)

Nas áreas próximas às nascentes (alto São Francisco) e à foz,(baixo São Francisco) as chuvas são relativamente abundantes, já nos outros pontos( médio e sub-médio), o clima é muito seco (semi-árido). 

Em toda sua extensão, conta com um total de 168 afluentes, sendo 90 na margem direita do rio e 78 na margem esquerda.

O Velho Chico percorre regiões semiáridas, com pouca chuva e afluentes temporários, mesmo assim é perene (não seca em nenhum período do ano), isso porque seu volume é mantido por afluentes perenes no centro do Estado de Minas Gerais. O Rio tem 36 tributários significativos sendo 19 perenes (não secam). Os principais afluentes são da margem esquerda: Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande que fornecem 70% das águas em um percurso de 700Km. Na margem direita os principais tributários (afluentes) são: Paraopeba, Velhas, Jequitai e Verde Grande.
Abaixo do rio Grande (da Bahia), os afluentes, situados no polígono das secas, são intermitentes, secam nos períodos de pouca pluviosidade e produzem grandes torrentes na época das chuvas. 

Em diversos trechos, o São Francisco oferece condições de navegação, desse modo, as principais cargas transportadas são de cimento, sal, açúcar, arroz, soja, madeira e gipsita, incluindo o transporte de pessoas, sobretudo de turistas.

Suas águas são usadas para o turismo, lazer, irrigação, transporte, entre outros, desempenhando um importante papel socioeconômico para os Estados e, principalmente, para as cidades que o margeia.


Clique para ampliar


















Clique para ampliar